Informação proveniente do site www.toyotacaetano.pt, em 14-12-2017.
Nova Geração Toyota Prius Imprimir
 


Nova Geração Toyota Prius
     

# O renascer do pioneiro #

O próximo Salão de Frankfurt (15 e 16 de Setembro dias de imprensa, 19 a 27 de Setembro dias de Publico) vai ser palco da estreia mundial da nova geração Toyota Prius.

A introdução da nova geração, a quarta, do icónico modelo Prius representa mais um avanço na história e na progressão da tecnologia híbrida da Toyota.

O novo modelo evoluiu sobre os pontos fortes dos seus antecessores e foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de economia de combustível, baixas emissões e eficiência. Cada nova geração do Prius alcançou melhorias nestas áreas, mas a nova geração tem com o objetivo conseguir uma evolução ainda maior, acompanhada de melhores performances.

Estes marcos foram apenas alguns dos aspetos que evoluíram, para além de um novo apelo à condução através da dinâmica apurada. Movido por uma nova geração de motorização full hybrid da Toyota, o novo Prius consegue melhorias significativas em termos de economia de combustível em autoestrada e proporciona uma experiência de condução muito mais envolvente e consequentemente gratificante. A aceleração é mais suave e com a nova geração Prius possui uma melhor resposta, e, a velocidades mais elevadas, é mais silencioso. A transmissão foi refinada para gerar uma sensação mais linear, entre as rotações do motor e a velocidade final.

Os atributos dinâmicos da nova geração do Toyota Prius derivam da utilização da primeira aplicação da plataforma Toyota apelidada de Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA). Desenvolvida com vista a aplicação de vários modelos, esta plataforma destaca-se pelo centro de gravidade mais baixo para melhorar o comportamento e a estabilidade. Permite, por outro lado, mais liberdade para os designers criarem um carro com um apelo visual mais rico, com linhas genericamente mais desportivas e um perfil robusto. A base da TNGA ajuda também a definir o interior onde reina a "paz de espírito", com excelente equilíbrio geral no qual se destaca a posição de condução e o conforto.

O espaço para carga foi igualmente ampliado graças à utilização de uma bateria do sistema híbrido mais pequena, mas que por outro lado possui maior densidade energética, além de um novo sistema de suspensão traseira com duplos triângulos sobrepostos - elementos que não invadem a capacidade da bagageira.

A nova geração Prius continua a ser o embaixador tecnológico da Toyota, uma montra para novas tecnologias, que abrangem diferentes áreas como a segurança, a conveniência de utilização, de desempenho e de conforto.

A segurança continua a ser uma prioridade, a plataforma TNGA foi otimizada para um excelente desempenho em situações de impacto. No âmbito das tecnologias Toyota Safety Sense, a nova geração Prius inova com a introdução do cruise control adaptativo, gerido por radar milimétrico e uma nova função de deteção de peões para o sistema de segurança de pré-colisão.

A motorização híbrida (full hybrid) foi submetida a extensas melhorias para incrementar a eficiência, reduzir o peso e proporcionar melhor performance. Os vários desenvolvimentos do motor de combustão resultaram numa eficiência térmica de mais de 40 por cento – a mais alta no mundo para um motor a gasolina. Outros componentes do sistema híbrido foram reduzidos e reposicionados para favorecer o aproveitamento do espaço, além de darem o seu contributo para um centro de gravidade ainda mais baixo. A nova bateria de hidretos metálicos de níquel é mais compacta, enquanto a sua durabilidade e desempenho de carregamento foram substancialmente melhorados.

Com todas estas melhorias apresentadas na nova geração Prius, a Toyota acredita que a noção comum e popular da condução de um carro ecológico vai mudar. Mantendo todas as vantagens genuínas intrínsecas da tecnologia híbrida Toyota, mas com novas valências, a nova geração Prius vai ser responsável por uma revolução às novas gerações dos outros modelos híbridos da gama.