Informação proveniente do site www.toyotacaetano.pt, em 12-12-2017.
Toyota Yaris WRC de Hänninen no top 10 do Rali da Polónia e Latvala obtém pontos na Power Stage Imprimir
 


Toyota Yaris WRC de Hänninen no top 10 do Rali da Polónia e Latvala obtém pontos na Power Stage
     
A TOYOTA GAZOO Racing terminou o Rali da Polónia - um dos mais exigentes do ano - com Juho Hänninen em décimo lugar. Jari-Matti Latvala que esteve nos lugares cimeiros e liderou no segundo dia (sexta-feira) em condições de piso muito escorregadias foi, no entanto, impedido de continuar no sábado. Ao regressar no domingo venceu a sua quarta etapa do rali ao ser o mais rápido na Power Stage obtendo 5 pontos, o que permitiu ascender à terceira posição no campeonato de pilotos. Esapekka Lappi esteve bastante competitivo no início do rali, contudo na sexta-feira foi obrigado a desistir após sofrer danos irreparáveis na suspensão do seu Yaris WRC.
 
A Polónia foi o local de mais uma desafiante ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA que teve lugar de 29 de Junho a 2 de Julho. Pela chuva e piso extremamente escorregadio esta prova foi muito dura para os pilotos e equipa TOYOTA GAZOO Racing.
 
Depois do percurso de abertura de 2,5 km que provou ser inesperadamente escorregadio devido à queda de chuva intensa, o segundo dia do Rali da Polónia foi muito positivo para a TOYOTA GAZOO Racing pois não só o Jari-Matti Latvala chegou a liderar o rali de manhã, como à tarde estava em terceiro lugar numa luta intensa pela liderança. Juho Hänninen terminou o dia em oitavo, e o terceiro Yaris WRC pilotado pelo jovem Esapekka Lappi estava em quinto quando um toque numa rocha danificou a suspensão da frente obrigando-o a desistir da prova.
 
No final do terceiro dia, quando Latvala mantinha a terceira posição, um problema mecânico obrigou o seu Yaris WRC a parar. Por sua vez, o Yaris WRC de Hänninen teve alguns problemas no turbo e um furo lento que lhe afetaram o andamento terminando o dia em décimo primeiro da geral.
 
No quarto e ultimo dia de prova, Latvala empenhou-se a fundo e ganhou a Power Stage. Esta vitória aumentou o seu total de pontos na tabela de pilotos, permitindo subir de quarto para terceiro lugar. Hänninen também consegui subir um lugar na classificação e pontuar no final do rali, pela sexta vez esta época.
 
Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa)
“Hoje alcançamos os objetivos que tínhamos definido para este ultimo dia, com Jari-Matti a conseguir alcançar o máximo de pontos na Power Stage e Juho a terminar o rali no top 10. Jari-Matti arrancou bem apesar do desapontamento de ontem. Ele mostrou, mais uma vez, toda a sua velocidade tal como fez no início do fim de semana. No geral, o resultado não é o que esperávamos, mas o ritmo que tivemos aqui foi positivo já para o próximo rali na Finlândia."
 
Classificação ao final do 4º e último dia:
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 2h40m46.1s
2 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m23.9s
3 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2m20.8s
4 Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m47.4s
5 Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen C3 WRC) +3m11.8s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +3m16.8s
7 Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta WRC) +3m39.6s
8 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +4m39.1s
9 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Citroen C3 WRC) +4m43.5s
10 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) +4m53.7s
20 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +28m01.0s
Desistência Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC)
(Resultados às 17:00 de domingo (Hora local). Mais informação no site: www.wrc.com )
 
Classificação de Pilotos no Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2017 após a oitava ronda:
1 Sebastien Ogier 160
2 Thierry Neuville 149
3 Jari-Matti Latvala 112
4 Ott Tanak 108
5 Dani Sordo 82
6 Elfyn Evans 57
7 Hayden Paddon 51
8 Craig Breen 43
9 Juho Hänninen 30
10 Kris Meeke 27
13 Esapekka Lappi 20
 
Classificação de Fabricantes no Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2017 após a oitava ronda:
1 M-Sport World Rally Team 259
2 Hyundai Motorsport 237
3 TOYOTA GAZOO Racing WRT 153
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 117
 
A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Finlândia de 27 a 30 de Julho onde a TOYOTA GAZOO Racing irá contar novamente com três Yaris WRC. Com a sua respetiva dupla de pilotos e co-pilotos: O Yaris WRC #10 de Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila. O Yaris WRC #11 de Juho Hänninen e Kaj Lindström e o Yaris WRC #12 de Esapekka Lappi e Janne Ferm.
 
Especificações técnicas do Toyota Yaris WRC
No seguimento dos mais recentes regulamentos técnicos da FIA para a época de 2017 o Toyota Yaris WRC é uma nova geração de “World Rally Car” com mais de 380 cv.
 
-Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e injeção direta
Cilindrada: 1,600cm3
Potência Máxima: mais de 380 PS
Binário Máximo: mais de 425 Nm
Diâmetro / Curso: 83.8mm/ 72.5mm
Restritor de Ar: 36mm, de acordo com os regulamentos FIA
-Transmissão
Caixa de velocidades: 6 velocidades acionamento hidráulico
Transmissão às rodas:  Tração às 4 rodas, 2 diferenciais mecânicos, diferencial central ativo.
Embraiagem: Disco de embraiagem duplo sinterizado.
-Chassis/suspensão
Frente/Traseira: Tipo Macpherson
Direção: hidráulica
Travões: 300mm arrefecido a ar e líquido, Asfalto: 370mm arrefecido a ar e líquido.
 
-Dimensões e Pesos
Comprimento / largura / altura: 4085mm (com kit  aerodinâmico) /1,875mm / ajustável
Largura das vias: Ajustável
Distância entre eixos: 2,511mm
Peso mínimo: 1,190kg
-Performance
Velocidade máxima: 201 km/h (Característica do Rácio da transmissão)
 
Para mais informação sobre a equipa aceda ao link: http://toyotagazooracing.com
Imagens para imprensa através de password no site: https://www.tgrwrt.com/