Informação proveniente do site www.toyotacaetano.pt, em 15-12-2017.
Yaris WRCs da TOYOTA GAZOO Racing arrecadam pontos no Rali da Argentina e Latvala mantem segundo lugar no Campeonato Imprimir
 


Yaris WRCs da TOYOTA GAZOO Racing arrecadam pontos no Rali da Argentina e Latvala mantem segundo lugar no Campeonato
 
Pela segunda vez esta temporada a TOYOTA GAZOO Racing terminou o rali da Argentina com ambos os Toyota Yaris WRC no Top 10. Este rali foi reconhecido como a prova mais dura, até à data, do mundial de Ralis. No final dos quatro dias de prova, Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila terminaram em quinto e Juho Hänninen e Kaj Lindström em sétimo da classificação geral.

A TOYOTA GAZOO Racing e os seus pilotos, Jari-Matti Latvala e Juho Hänninen, estavam preparados para a quinta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA que teve lugar de 27 a 30 de abril na Argentina. Esta prova é reconhecida por testar os carros até ao limite, mas este ano foi particularmente dura, com várias desistências fruto do piso e traçado sinuoso.

Ambos os Yaris WRC e seus respetivos pilotos tiveram as suas dificuldades, como foi o caso do Yaris WRC de Latvala, que logo no segundo dia, ao evitar uma pedra, teve que alargar a trajetória e um toque fez com que o pneu se soltasse da jante, circulando 15 quilómetros na jante até o fim da oitava classificativa, o que o levou a cair de terceiro para sexto lugar. O piso era tão degradado em alguns locais que os Yaris WRC batiam violentamente com a parte inferior, danificando as proteções inferiores, no entanto, todas as dificuldades foram encaradas como valiosas oportunidades para a equipa aprender e continuar a desenvolver o Yaris WRC para as próximas provas que prometem ser tão competitivas como até aqui.

Apesar do piso duro e da altitude ambos os Yaris WRC terminaram o Rali, o que permitiu arrecadar pontos importantes para o campeonato de Fabricantes, enquanto que Latvala continua em segundo no campeonato de pilotos.

Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa)
“O Rali da Argentina ofereceu algumas lições difíceis à nossa equipa em condições por vezes extremamente desafiadoras, mas fomos capazes de aprender muito com elas, por isso, saudamos os desafios dos últimos dias. Ambos os pilotos fizeram um trabalho fantástico, embora tenham tido um pouco de azar com alguns dos problemas que enfrentaram. Sem eles, poderiam ter subido ainda mais na classificação. No entanto, no final, temos de estar satisfeitos com o resultado que levamos daqui, e também felizes com a informação e conhecimento que ganhamos sobre o nosso carro nestes pisos únicos de terra batida e condições exigentes de pedra e rocha. Estamos muito seguros que o Yaris WRC é muito forte!"

Classificação ao final do 4º e último dia:
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 3h38m10.6s
2 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +0.7s
3 Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +29.9s
4 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +1:24.7s
5 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +1m48.1s
6 Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 Coupe WRC) +7m42.7s
7 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC), +11:16.9s
8 Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) +14:44.1s
9 Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta WRC) +15m11.3s
10 Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +17m32.1s
(Resultados às 18:00 de domingo (Hora local). Mais informação no site: http://www.wrc.com )

Classificação de Pilotos no Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2017 após a quinta ronda:
1 Sebastien Ogier 102
2 Jari-Matti Latvala 86
3 Thierry Neuville 84
4 Ott Tanak 66
5 Dani Sordo 51
6 Elfyn Evans 42
7 Craig Breen 33
8 Hayden Paddon 33
9 Kris Meeke 27
10 Juho Hänninen 15

Classificação de Fabricantes no Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2017 após a quinta ronda:
1 M-Sport World Rally Team 162
2 Hyundai Motorsport 140
3 TOYOTA GAZOO Racing WRT 99
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 77

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali de Portugal de 18 a 21 de maio. Este é um dos eventos mais emblemáticos do WRC realizado no norte do país com vários troços mundialmente famosos e um público fervoroso. Sendo um rali em terra batida, a equipa será capaz de colocar já em prática as lições aprendidas na Argentina, para além de contar pela primeira vez esta época com mais um Yaris WRC pilotado por Esapekka Lappi.

Especificações técnicas do Toyota Yaris WRC
No seguimento dos mais recentes regulamentos técnicos da FIA para a época de 2017 o Toyota Yaris WRC é uma nova geração de “World Rally Car” com mais de 380 cv.

-Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e injeção direta
Cilindrada: 1,600cm3
Potência Máxima: mais de 380 PS
Binário Máximo: mais de 425 Nm
Diâmetro / Curso: 83.8mm/ 72.5mm
Restritor de Ar: 36mm, de acordo com os regulamentos FIA
-Transmissão
Caixa de velocidades: 6 velocidades acionamento hidráulico
Transmissão às rodas: Tração às 4 rodas, 2 diferenciais mecânicos, diferencial central ativo.
Embraiagem: Disco de embraiagem duplo sinterizado.
-Chassis/suspensão
Frente/Traseira: Tipo Macpherson
Direção: hidráulica
Travões: 300mm arrefecido a ar e líquido, Asfalto: 370mm arrefecido a ar e líquido.

-Dimensões e Pesos
Comprimento / largura / altura: 4085mm (com kit aerodinâmico) /1,875mm / ajustável
Largura das vias: Ajustável
Distância entre eixos: 2,511mm
Peso mínimo: 1,190kg
-Performance
Velocidade máxima: 201 km/h (Característica do Rácio da transmissão)

Para mais informação sobre a equipa aceda ao link: http://toyotagazooracing.com
Imagens para imprensa através de password no site: https://www.tgrwrt.com/