Informação proveniente do site www.toyotacaetano.pt, em 12-12-2017.
Toyota Yaris WRC de Latvala termina em quarto na Córsega, e mantem segundo lugar no Campeonato Imprimir
 


Toyota Yaris WRC de Latvala termina em quarto na Córsega, e mantem segundo lugar no Campeonato
     
Um final incrível na Córsega significou que Jari-Matti Latvala ganhou a Power Stage e garantiu o quarto lugar no rali - pela margem incrível de 0,1 segundos, depois de 316,8 quilómetros cronometrados de rali! O finlandês aos comando do Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing caiu para o quinto lugar logo no final da primeira etapa do terceiro dia, que foi a mais longa da prova, mas depois regressou ao ataque em grande estilo.

A TOYOTA GAZOO Racing e os seus pilotos, Jari-Matti Latvala e Juho Hänninen estavam motivados para as curvas e contracurvas francesas da quarta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA que teve lugar de 6 a 9 de Abril na ilha de Córsega. Esta foi a primeira prova em asfalto da temporada e Latvala terminou o Rali em alta, obtendo a vitória na Powerstage e consolidando o seu segundo lugar no campeonato (graças também aos cinco pontos que ganhou ao vencer a Power Stage de 10,42 quilómetros). Apesar de ter conseguido marcar presença nos primeiros lugares em algumas etapas, Juho Hänninen não teve sorte ao longo dos vários dias de Rali e no último dia uma saída de estrada obrigou-o a abandonar a prova, no entanto, pode orgulhar-se do seu desempenho, com várias demonstrações inequívocas da velocidade aos comandos do fiável Yaris WRC.

Akio Toyoda (Presidente da Toyota Motor Corporation)
"Finalmente consegui assistir ao vivo ao desempenho da nossa equipa lutando na frente depois de 17 anos em que não competimos no Campeonato Mundial de Ralis. Mas uma das coisas que mais me impressionou foi o serviço ao carro no sábado ao meio-dia, quando os nossos mecânicos fizeram uma série de mudanças importantes e concluíram o trabalho dentro do tempo limite, de acordo com o feedback dos pilotos da parte da manhã. Obrigado ao Tommi por reunir uma equipa tão dedicada e profissional. O resultado foi um carro melhorado, o que reflete perfeitamente a nossa filosofia de fazer carros cada vez melhores. Em japonês descrevemos este processo de Melhoria Contínua como "kaizen". Continuando desta forma no resto da temporada estou certo de que podemos continuar a evoluir para ficarmos cada vez mais fortes. A outra coisa que me surpreendeu foi a quantidade de fãs emocionados, que gritavam “allez Toyota”, incentivando a equipa. Nós adoramos carros e apreciamos este apoio dos fãs. O seu entusiasmo também é um “ingrediente” importante na “receita” para evoluir cada vez mais o Yaris WRC.”

Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa)
“Embora o Yaris WRC mostrasse potencial no primeiro dia de Rali, ambos os pilotos disseram que o carro ficou muito melhor depois de algumas mudanças que fizemos no sábado. Deste modo este resultado é realmente um esforço de equipa, com o carro a melhorar ao longo dos três dias graças ao trabalho duro e colaboração de todos. Acabar tão perto do pódio no nosso primeiro evento em asfalto é uma conquista fantástica e algo que realmente nunca consegui como piloto: o meu melhor resultado na Córsega foi um sexto lugar! Foi outro grande trabalho de Jari-Matti, que conduziu de forma brilhante em particular na Power Stage e também de Juho, que foi capaz de igualar o ritmo Jari-Matti, apesar de não ter o mesmo nível de experiência. Ele também se pode sentir orgulhoso do seu desempenho no final deste rali"

Classificação ao final do 4º e último dia:
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 3h22m53.4s
2 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +54.7s
3 Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) +56.0s
4 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +1m09.6s
5 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +1m09.7s
6 Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m16.3s
7 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Skoda Fabia R5) +8m10.7s
8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta R5) +9m17.0s
9 Stephane Sarrazin/Jacques-Julien Renucci (Skoda Fabia R5) +9m23.6s
10 Yohan Rossel/Benoit Fulcrand (Citroen DS3 R5) +12m57.1s
Desistência Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) SS9, fora de estrada
(Resultados às 18:00 de domingo, para mais informação consulte o site: www.wrc.com )

Classificação de Pilotos no Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2017 após a quarta ronda:
1 Sebastien Ogier 88
2 Jari-Matti Latvala 75
3 Thierry Neuville 54
4 Ott Tanak 48
5 Dani Sordo 47
6 Craig Breen 33
7 Kris Meeke 27
8 Hayden Paddon 25
9 Elfyn Evans 20
10 Andreas Mikkelsen 12
12 Juho Hänninen 9

Classificação de Fabricantes no Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2017 após a terceira ronda:
1 M-Sport World Rally Team 129
2 Hyundai Motorsport 105
3 TOYOTA GAZOO Racing WRT 79
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 71

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Argentina de 27 a 30 de abril. Este famoso rali é inteiramente em gravilha, que tende a ser macio e lamacento nesta época do ano. No entanto, entusiastas e fãs acorrem em massa às espetaculares etapas a grande altitude e com tempo variável.

Especificações técnicas do Toyota Yaris WRC
No seguimento dos mais recentes regulamentos técnicos da FIA para a época de 2017 o Toyota Yaris WRC é uma nova geração de “World Rally Car” com mais de 380 cv.

-Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e injeção direta
Cilindrada: 1,600cm3
Potência Máxima: mais de 380 PS
Binário Máximo: mais de 425 Nm
Diâmetro / Curso: 83.8mm/ 72.5mm
Restritor de Ar: 36mm, de acordo com os regulamentos FIA
-Transmissão
Caixa de velocidades: 6 velocidades acionamento hidráulico Transmissão às rodas: Tração às 4 rodas, 2 diferenciais mecânicos, diferencial central ativo.
Embraiagem: Disco de embraiagem duplo sinterizado.
-Chassis/suspensão
Frente/Traseira: Tipo Macpherson
Direção: hidráulica
Travões: 300mm arrefecido a ar e líquido, Asfalto: 370mm arrefecido a ar e líquido.

-Dimensões e Pesos
Comprimento / largura / altura: 4085mm (com kit aerodinâmico) /1,875mm / ajustável
Largura das vias: Ajustável
Distância entre eixos: 2,511mm
Peso mínimo: 1,190kg
-Performance
Velocidade máxima: 201 km/h (Característica do Rácio da transmissão)

Para mais informação sobre a equipa aceda ao link: http://toyotagazooracing.com
Imagens para imprensa através de password no site: https://www.tgrwrt.com/