Informação proveniente do site www.toyotacaetano.pt, em 15-12-2017.
“Dobradinha” para a TOYOTA GAZOO Racing nas 6H de Fuji Imprimir
 


“Dobradinha” para a TOYOTA GAZOO Racing nas 6H de Fuji
     
A TOYOTA GAZOO Racing VENCEU EM “CASA”, com a dobradinha (1ª e 2ª posição) nas 6 HORAS de Fuji SPEEDWAY, NUMA SÉTIMA ronda do Campeonato do Mundo FIA de Endurance 2017 (wec), FORTEMENTE AFETADA pela CHUVA.
 
Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima venceram a corrida de “casa” no TS050 HYBRID #8, alcançando a quinta vitória da TOYOTA em seis corridas em Fuji Speedway.
 
A vitória de ontem, com o TS050 HYBRID de 1000cv ocorre num momento especial na história da tecnologia híbrida - Foi o fim de semana do 20º aniversário do lançamento do Prius, o primeiro carro híbrido do mundo produzido em série.
 
Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, no carro #7, asseguraram o segundo lugar, num dia em que o TS050 HYBRID mostrou o seu forte desempenho em condições atmosféricas muito difíceis de chuva e nevoeiro.
 
A chuva persistente durante toda a manhã significou que a corrida começou atrás do ”safetycar”, com Kamui Kobayashi ao volante do TS050 HYBRID #7 e Sébastien Buemi no TS050 HYBRID #8, mas depois de 12 minutos surgiram as bandeiras verdes e a corrida iniciou.
 
Com chuva intensa e o nevoeiro a descer sobre o circuito de Fuji, várias foram as interrupções na corrida. A primeira aconteceu aos 40 minutos com um período de safetycar, 40 minutos depois a corrida foi interrompida com bandeira vermelha com o Toyota #8 em segundo e o Toyota #7 em terceiro.
 
Imediatamente após o reinício da corrida, os dois TS050 HYBRID assumiram o primeiro e o segundo lugar, numa luta intensa pela vitória com o Porsche #1, mas a corrida foi novamente interrompida pela entrada do “safetycar” devido a chuva, nevoeiro e acidentes.
 
Os TS050 HYBRID apresentavam velocidade superior em condições muito adversas, mas com diferentes estratégias de combustível e com a entrada do “safetycar”, qualquer vantagem desvanecia, por isso, a ordem final do pódio continuou a ser uma incógnita.
 
Mas com a aproximação dos 75% da corrida percorrida, após o qual os pontos completos do Campeonato do Mundo já podiam ser atribuídos, um nevoeiro mais cerrado e novo “safetycar” marcaram o fim da corrida, com Kazuki Nakajima a liderar no TS050 HYBRID #8 e com Mike Conway em segundo no Toyota #7.
 
A TOYOTA GAZOO Racing chega assim à penúltima ronda da temporada, as 6 Horas de Xangai a 5 de novembro ainda com possibilidade em ambos os Campeonatos Mundiais (de Fabricante e Pilotos). No final da corrida nipónica a TOYOTA encontra-se a 58,5 pontos da Porsche na classificação de fabricantes, enquanto na classificação de pilotos Sébastien, Anthony e Kazuki estão a pouca distância dos pilotos do Porsche #2.
 
Akio toyoda - Presidente da Toyota Motor Corporation: "De todos os que fornecem os componentes para construir o nosso carro de corrida, até aos nossos fãs que continuam a dar-nos o seu apoio apaixonado, a TOYOTA GAZOO Racing está a lutar no Campeonato Mundial de Endurance com o apoio de tantos no Japão!.. Esta luta em Fuji foi muito importante para nós, pois é aqui que os nossos corações se unem como um só. Estou muito satisfeito por competir na corrida, consciente dos sentimentos de todas essas pessoas e poder vencer. Obrigado a todos pelo apoio. Foi um pouco dececionante que os pilotos não conseguissem dar o máximo de velocidade devido ao mau tempo que se fez sentir. Quero agradecer a todos os nossos pilotos que conduziram em segurança com condições tão adversas, confiando nos engenheiros, mecânicos e máquinas TOYOTA. Esta corrida foi também uma das poucas que restam a lutar contra a nossa concorrente Porsche. Como companheiros que lutam com a mesma missão para o futuro dos automóveis, espero que a Porsche, depois de competir em mais duas corridas, diga que: "A TOYOTA era um bom rival, queremos competir com TOYOTA novamente um dia". A chuva de hoje não permitiu que os carros lutassem no máximo da velocidade, no entanto, gostaríamos de continuar a luta renhida nas duas provas que restam. Aos nossos colegas da Porsche: vamos fazer o nosso melhor para dar alegrias aos nossos fãs. Aos nossos fãs: somos encorajados pelo seu contínuo apoio. Obrigado."
 
Resultados finais da TOYOTA GAZOO Racing:
TS050 HYBRID #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi, José María López)
Terminou em: 2º, 113 voltas, 3 paragens. Posição na grelha de partida: 4º.
Volta mais rápida: 1min 38.747 segs
 
TS050 HYBRID #8 (Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima)
Terminou em: 1º, 113 voltas, 2 paragens. Posição na grelha de partida: 3º.
Volta mais rápida: 1min 38.070 segs
 
Classificação final das 6 Horas de Fuji:
1º       #8 TOYOTA GAZOO Racing                113 voltas
2º       #7 TOYOTA GAZOO Racing                +1.498segs
3º       #1 Porsche (Jani/Lotterer/Tandy)           +2.272segs
4º        #2 Porsche (Bernhard/Bamber/Hartley)  +1 volta
5º        #13 Rebellion (Canal/Prost/Senna)        +3 voltas
6º        #36 Alpine (Lapierre/Menezes/Negrao)   +3 voltas
 
Para fotografias (Alta Res. Sem Copyright): www.toyota-motorsport-photos.com
e video do TS050 HYBRID em: http://newsroom.toyota.eu/