NOTÍCIAS  RECURSOS HUMANOS  INVESTIDORES  PARCEIROS  LINKS  CONTACTE-NOS  MAPA DO SITE
PESQUISA AVANÇADA
 
 


SALVADOR Fernandes CAETANO, nasceu a 2 de Abril de 1926 , em S. Lourenço, freguesia de Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia.

Começa a trabalhar com onze anos, estabelece-se por conta própria aos dezoito, e com vinte anos (em 1946) cria a empresa Martins & Caetano & Irmão, Lda, uma fábrica de carroçarias de autocarros, que seria o embrião de Toyota Caetano Portugal, SA, e do próprio Grupo.

O primeiro contrato de exportação de autocarros data de 1967 para Inglaterra.

Em 1968, torna-se representante exclusivo da Toyota em Portugal , construindo uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis, em Ovar, inaugurada em 1971.

A partir dessa data, o crescimento da empresa e a expansão dos negócios alargam-se a todo o País, e mais tarde ao estrangeiro, passando igualmente pela diversificação de produtos e actividades.

Ao comemorar os 50 anos de actividade – em 1996 – SALVADOR Fernandes CAETANO, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos sectores de actividade.

A internacionalização do Grupo, iniciada com a criação duma empresa em Inglaterra para comercialização e assistência pós venda, tem uma particular expressão nos Palop´s, e mais recentemente em:
- Espanha: Salvador Caetano (Espanha) SA, comercialização e assistência pós-venda.
- Inglaterra: S.C. Coachbuilders, Ltd, para fabrico de carroçarias.
- Alemanha: A comercialização de autocarros (modelo COBUS) é feita para todo o mundo, através da empresa alemã CONTRAC, participada pelo Grupo Salvador Caetano, tendo-se já concretizado negócios para Países dos cinco continentes.

SALVADOR Fernandes CAETANO foi Cônsul Honorário do México no Porto desde 1994 , tendo nessa qualidade desenvolvido e facilitado os contactos entre empresários, para incremento das trocas comerciais e relações entre Portugal e o México.

Ao longo da sua carreira de ascensão, SALVADOR Fernandes CAETANO foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo Português. Foi igualmente agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado. E pela comunidade onde instalou a sede das actividades principais, foi distinguido com as Medalhas de Ouro das cidades de V.N. Gaia e Ovar .

Foram várias e de elevado prestigio as distinções recebidas por várias entidades, onde se destacam a Associação Industrial Portuense, a Associação industrial Portuguesa, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal e de instituições como o Rotary e os Lions.

Também a imprensa laureou SALVADOR Fernandes CAETANO com prémios diversos, como “Empresário do Ano” (Jornal Semanário) – 1980, “Troféu Expresso” (Jornal Expresso) – 1980, Empresário do Ano” (Jornal “O Tempo”) – 1983, “Melhor Gestor” e “Ambiente empresarial e paz social na empresa” (Jornal Semanário) – 1984. Em 2006, SALVADOR Fernandes CAETANO foi nomeado pela Organização do Troféu Carro do Ano / Volante de Cristal como "Personalidade do Ano"

O Fundador do Grupo Salvador Caetano e da empresa Toyota Caetano Portugal faleceu a 27 de Junho de 2011, deixando um universo empresarial de mais de 150 empresas, com quase 7000 colaboradores.

 
 

|POLITICA DE PRIVACIDADE| .
A Empresa Empresas Participadas Sectores Industriais