ADVANCED SEARCH
  |NEWS |INVESTORS |PARTNERS |LINKS |CONTACT US |SITE MAP  
   
 


Toyota cresce em 2012 num mercado em declínio acentuado
   
  • Quota de mercado da Toyota na Europa sobe 0,3 pontos para 4,5%
  • Segundo ano consecutivo de crescimento para a Toyota na Europa
  • Toyota Yaris registou um aumento de 27% nas vendas após o forte lançamento do Yaris Híbrido
  • Toyota Camry aumentou as vendas em 68%, assumindo-se líder de segmento na Rússia e na Ucrânia
  • As vendas de "Full Hybrid" aumentaram 29%, ultrapassando pela primeira vez na Europa as 100.000 unidades vendidas num ano
  • Híbridos representam já 13% do total das vendas Toyota e Lexus na Europeia
  • Com um total de 5.040 unidades vendidas, Toyota Caetano Portugal aumenta quota para 4,5% (+0,2 p.p)

Num ano marcado pela forte contração do mercado, a Toyota Motor Europe (TME) registou um aumento de 2% nas vendas em 2012, comercializando um total de 837.969 carros, mais 15.583 do que em 2011, incluindo 792.359 carros da marca Toyota e 45.610 da marca Lexus, correspondendo a uma quota de mercado de sensivelmente 4,5%, mais 0,3 pontos relativamente ao ano anterior.

Também em Portugal, num contexto de consumo ainda mais adverso, o conjunto das marcas Toyota e Lexus cresceu 0,2 pontos na quota de mercado para 4,5%, igualando a quota da TME na Europa. A Toyota registou 4952 vendas e a Lexus 88 unidades vendidas em Portugal.


"Devido ao lançamento de várias novidades em 2012 e à boa performance e recetividade do Yaris e de toda a nossa gama de híbridos, foi-nos possível continuar a crescer, apesar do difícil contexto do mercado Europeu," referiu o Presidente e CEO da Toyota Motor Europe, Didier Leroy. "O ano de 2013 continuará a ser extremamente desafiante para o nosso setor na Europa, mas estamos confiantes que quer a Toyota quer a Lexus vão continuar a crescer na Europa em 2013, pelo terceiro ano consecutivo. Mas mais importante, esse crescimento será feito de uma forma sustentável e lucrativa."

De igual forma, para Portugal, José Ramos, Presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal, referiu: "Num ano muito severo para o setor, conseguimos crescer quota fruto da abordagem centrada da satisfação de clientes e da boa performance da Nova Geração Yaris lançada no último trimestre de 2011. Em 2013 estaremos ainda mais competitivos ao disponibilizarmos ao consumidor propostas renovadas e de referência nos principais segmentos de mercado, nomeadamente no segmento C, com a Nova Geração Auris, cujo lançamento está a decorrer."

Em 2013, espera-se que as vendas Toyota por toda a Europa aumentem ainda mais, como consequência do lançamento de várias propostas no importante segmento C, como a Nova Geração Auris, a nova carrinha Auris Touring Sports, o Novo Verso e a 4ª Geração do RAV4.

Em 2012, o Reino Unido teve um bom ano de vendas Toyota e Lexus (101.822 unidades), crescendo 12% face ao ano anterior. Em França, as vendas totais permaneceram estáveis num mercado que caiu 13%, aumentando 0,4 pontos à quota de mercado para cerca de 3,3%.

Nos Países Nórdicos, destaca-se o crescimento das vendas na Dinamarca em 8% para 17.966 unidades em 2012. A Região Báltica registou vendas de 5.884 unidades, mais 20% do que no ano anterior.

Na Europa Central e de Leste, apesar dos sinais de abrandamento no último trimestre, a TME registou bons ganhos na Rússia e Ucrânia com aumento de vendas relativamente a 2011 na ordem dos 27% (169.282 unidades) e 13% (15.676 unidades) respetivamente. No Cazaquistão, a Toyota e a Lexus alcançaram recorde de vendas com 9.223 unidades.

As vendas da Lexus aumentaram 4,5% relativamente a 2011, refletindo o sucesso contínuo do CT 200h e dos lançamentos bem-sucedidos do Lexus GS, ES e do renovado Lexus RX. A Rússia continua a ser um mercado forte para a Lexus, com as vendas a atingirem as 15.655 unidades, mais 14% do que em 2011, enquanto a Holanda revelou um aumento excecional de 43%, graças ao Lexus CT 200h.

"Embora estejamos satisfeitos com o crescimento da Lexus na Europa, especialmente na Europa Central e de Leste, estamos confiantes de que a Lexus apresentará um bom desempenho, em 2013, no Ocidente, com o aguardado lançamento da Nova Geração Lexus IS, disponível pela primeira vez numa variante híbrida," referiu Leroy.

Destaques Híbrido

O ano de 2012 foi histórico para as vendas na Europa de "Puro Híbridos" com as marcas Toyota e Lexus a alcançarem cifras simbólicas. As vendas acumuladas de híbridos atingiram as 500.000 unidades em Dezembro e 2012 foi o primeiro ano em que a Toyota e a Lexus venderam mais de 100.000 unidades num só ano.

Os carros híbridos representaram mais de 13% do total das vendas na TME em 2012, tendo sido comercializadas 109.478 unidades Full Hybrid durante o ano, incluindo 83.699 híbridos Toyota e 25.779 híbridos Lexus. Na Holanda, os veículos híbridos Toyota e Lexus pesaram mais de 45% no mix de vendas.

Em 2012 a Toyota e a Lexus lançaram 6 novas propostas de carros híbridos, incluindo uma variante hibrido plug-in. As versões híbridas do Yaris e Auris representaram um terço das vendas totais dessa gama de modelos.

Para a Lexus, os veículos "Puro híbridos" representaram 90% das vendas totais na Europa Ocidental em 2012.

No nosso país, as vendas globais de híbridos foram de 335 unidades (277 híbridos Toyota e 58 híbridos Lexus), tendo o Yaris Híbrido liderado as vendas com 94 unidades, cuja comercialização iniciou-se apenas no segundo semestre. Na Lexus, o CT200h continua a ser o híbrido mais procurado com 34 unidades. Ao todo, os carros híbridos representaram no ano passado 7% das vendas totais em Portugal, sendo responsáveis por 2/3 das vendas Lexus.

Destaques Toyota

Os carros Toyota produzidos na Europa tiveram um aumento de vendas em 2012 motivado pela boa performance dos modelos Yaris, Yaris Hibrido e do Camry. Num segmento B em declínio, as vendas do Yaris aumentaram 27%, para 182.841 unidades. As vendas do Toyota Camry foram de 40.811 unidades, refletindo um aumento de 68% relativamente a 2011.

Com mais de 171.830 unidades comercializadas, as vendas de SUVs e 4WDs Toyota na Europa continuaram fortes. O Land Cruiser subiu as vendas em 27%. As vendas da Toyota Hilux foram superiores a 22% relativamente a 2011, com 35.391 unidades vendidas. Em 2013, com o lançamento da 4ª geração RAV4, a Toyota vai reforçar a sua posição neste segmento.

Em Portugal, o destaque em 2012 foi para o Yaris que, com 1923 unidades, representou 39% das vendas globais Toyota.

Destaques Lexus

O Lexus CT 200h manteve-se como o carro mais vendido da Lexus na Europa (15.599 unidades), enquanto a Nova Geração GS teve uma estreia forte com as vendas a atingirem as 4.812 unidades.

O Lexus RX alcançou as 14.841 unidades vendidas em 2012, mais 7% do que no ano anterior. O Lexus LX atingiu um recorde de vendas na ordem das 4.798 unidades.


 
Send To a Friend Print
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 

|PRIVACY POLICY| .
The Company Affiliated Companies Industrial sectors